FESA COMPLETA 30 ANOS
Caro colegas e amigos enFESAdos (forma carinhosa como sempre nos chamamos), é com muita alegria que celebramos em 18/08/2025 o trigésimo aniversário da FESA, completados em 01/06/2025. É evidente que, nesta jornada, temos muito a agradecer. Acima de tudo, vamos nos abraçar, todos nós, para, juntos, agradecermos e reverenciarmos nossos clientes. Ontem, hoje e sempre. Foram nossos clientes quem acreditaram na nossa competência e nos delegaram poder para ajuda-los no recrutamento e seleção dos executivos líderes, quem atuaram em suas organizações como agentes de mudança. Falamos dos executivos que recrutamos, quem os ajudaram a tornar realidade suas estratégias de negócios e de mudança na cultura organizacional, de forma a que atingissem sucesso e muita lucratividade nos seus negócios. Somos todos parte desse processo, mas no final, são nossos clientes os responsáveis pelo “happy end” conseguido. São eles, os clientes, os donos da razão, com a palavra final sobre nosso trabalho. Eles, os clientes, são os responsáveis por existirmos e perdurarmos no mercado por tanto tempo. Eles decidem, à luz do seu julgamento, sobre nossa sobrevivência, em função do resultado alcançado por nossos esforços conjuntos. Então, super obrigado a todos nossos clientes. Estivemos juntos, estamos juntos e estaremos juntos sempre. A FESA sempre fará o máximo para agradar seus clientes. Estou certo de que os clientes entenderão que, mesmo tendo me afastado dos trabalhos, como fundador da empresa, continuo tendo um vínculo fraternal ou paternal à mesma. Daí me incluir nesse “nós”.
Após esses agradecimentos especiais, e bem devidos, podemos historiar um pouco sobre nossa vida até o momento. E, percebam que, repito-me, estou me incluindo neste “nós” embora já tenha me aposentado da empresa há quase 10 anos. Em 18/08/25, infelizmente não conseguirei me juntar a vocês para, como sempre fizemos durante minha passagem pela empresa, celebrarmos juntos o aniversário da FESA. É que estou me preparando para uma cirurgia de coluna. É algo com o qual convivo durante meus últimos 20 anos. Sempre me curei com muitos exercícios direcionados para o seu tratamento. Até o momento atual, onde só sobrou a faca. Risos. É a vida. Mas, aqui, seguem algumas palavras de carinho para todos os enFESAdos.
Em 01/06/1995 iniciava a empresa com um escritório de 130m2. Os concorrentes e muito mais gente chamando-me de louco. Risos. Sempre fui meio louco (“Maluco Beleza” – como já dizia Raul Seixas). Estava criando a primeira empresa no Brasil especializada em um setor de mercado, o financeiro. FESA – Financial Executive Search Associates. Era uma novidade. Pois bem, o tempo foi passando e a FESA foi crescendo. Primeira providência foi fazer da FESA um dos membros da AESC (Association of Executive Search Consultants), quem define ética e profissionalismo para a profissão e cuida de direitos e deveres de clientes, candidatos e consultores.
Seguindo o mesmo DNA e estratégia de negócios de especialização em setor mercadológico, a FESA criou divisões de negócios que cobrissem todos os segmentos mercadológicos. Num determinado momento começou também a criar Regionais de Vendas, obedecendo o conceito de especialização em regiões. Discutíamos se valia a pena abrir uma filial no Chile. Rapidamente concluímos que Minas Gerais tinha um PIB maior do que o do Chile. Abrimos Belo Horizonte. Já tínhamos escritório no Rio de Janeiro. Em seguida, abrimos outros escritórios, Brasil afora, até que cobríssemos todo o território nacional. Então, passamos a ter, na FESA ou suas subsidiárias, profissionais que falavam com o sotaque da região no Brasil.
Chegamos a ter, num certo momento, 270 colaboradores, sendo 70 deles sócios, de fato e de direito. Ajustando o modelo societário, criamos empresas para cada região e empresas para cada setor mercadológico, de forma a que todos os principais colaboradores da FESA pudessem ter participação acionária na empresa. Paralelo a isso, internacionalizamos a operação da FESA, passando a fazer parte do 8º maior grupo de Retained Executive Search no globo, a IIC Partners. Somente no Brasil, a FESA fazia 30% da receita do Grupo. Num determinado momento, a FESA era a maior operação de Retained Executive Search da América Latina. Estivéssemos nos EUA, onde nasceu nossa profissão, estaríamos posicionados entre as 10 maiores empresas do ramo no país.
Muito linda a trajetória da empresa. Absolutamente feliz em ter tido o prazer de poder praticar o que sempre me embasou conceitualmente: “Todo grande líder prepara seu sucessor”. Deixei a empresa em 2016 em boas mãos. Com uma galera impecável tocando em frente. O CEO, Carlos Guilherme, a quem carinhosamente chamo por Cagui, começou na FESA como Auxiliar de Pesquisa. Não é lindo isso?!... Parabéns galera! Tudo valeu muito a pena. Tivesse que recomeçar tudo outra vez, faria exatamente igual. Nada a tirar ou adicionar. Estou certo de que continuam cuidando muito bem da necessidade dos clientes.
Orgulhoso por estar vendo a cria completando 30 anos e ter certeza de que a cria continua sendo cria, guiada por outras mãos, também de criadores, porque colaboraram para o engrandecimento da empresa. Um dos suportes conceituais para tanto foi criar no ambiente organizacional da FESA a cultura “Felicidade no Mundo Corporativo”. Assunto que trato em 15 livros que escrevi. Leiam em especial o livro “Gestão sem Medo – como ser feliz no mundo corporativo”.
Não poderia terminar esse texto sem citar e agradecer por tantos frutos colhidos, graças à FESA e aos clientes e diversos conselheiros, quem me proporcionaram ter exposição em todo o globo, discutindo, junto à IIC Partners, a estratégia global do Grupo em todo o planeta. Fui eleito membro do Board do Grupo em 2005. Em função da importância da FESA para o Grupo, sempre tive voz ativa nas reuniões semestrais e anuais. Sempre me fiz ouvido e seguido em muitas ações estratégicas do Grupo para o mundo. A FESA e os clientes me proporcionaram, ainda, frente ao meu profissionalismo e destaque no mercado brasileiro e mundial, sempre com apoio de clientes e conselheiros, ser premiado com comendas e outras premiações. A seguir destaco algumas delas:
- Indicado pela revista Business Week como um dos mais influentes headhunters do planeta – 22/04/2008
- Comenda Presidente Juscelino Kubitschek – Governo do Estado de Minas Gerais – 12/09/2008
- Comenda Economista Paulo Camilo de Oliveira Penna - Associação dos Economistas de Minas Gerais (ASSEMG) – 13/05/2012
- Prêmio Eleanor H. Reynolds - Association of Executive Search Consultant (AESC), Nova Iorque – EUA – 12/09/2012
- Comenda Barão de Aparecida – Município de Sapucáia- RJ – 07/12/2012
- Lifetime Achievement Award – IIC Partners – Atenas – Grécia – Outubro/2024 (quase 10 anos após ter me aposentado)
São reconhecimentos aos serviços de excepcional relevância realizados para a sociedade. Reconhecimentos por minha trajetória, junto com a FESA, perante nossos clientes e o mercado em geral. Soma-se à essas conquistas a marca FESA e meu espírito empreendedor e incansável na construção de um mercado de trabalho mais transparente, consciente e humano, com altas doses de idealismo, humanismo e pragmatismo. Além de engajamento em trabalhos voluntários e trabalho incansável em busca de uma melhor ambiência planetária e divulgação do nome da minha cidade natal (Anta – distrito de Sapucáia – RJ) e do Brasil para o mundo, o que me proporcionou ser convidado para palestrar até em Moscou, totalizando palestras para mais de 25.000 executivos, C-Level, no Brasil e no mundo. Sempre amparado pela instituição FESA e meu profissionalismo. Como sempre, tendo a FESA como base de sustentação e nossos clientes como referência. A FESA foi criada como uma empresa de vanguarda, com espírito e cultura organizacional de inovadora. Um de nossos valores era: “se funciona já está obsoleto”. Sempre buscamos fazer mais e melhor, com mais qualidade, ética e profissionalismo. Então, se algo mudou após eu ter deixado a empresa, faz parte da cultura da FESA. Os atuais sócios podem ter feito ajustes de percurso, o que é bastante natural para a empresa.
Enfim, parabéns galera! Parabéns FESA. De minha parte, continuo na minha aposentadoria a cuidar de música, poesia e literatura. Tudo como sempre havia planejado. Talvez, por isso, esteja com minha coluna destruída – risos. Já contabilizo quase 300 músicas distribuídas profissionalmente nas Plataformas Digitais e Redes Sociais. Basta buscar pelo artista Alfredo Assumpção que encontrarão minha obra, fruto deste meu atual momento. De longe, acompanho o sucesso de vocês e torço muito para que tudo continue trilhando um caminho de sucesso e felicidade, com honestidade e verdade, sobre tudo e todos. Atendam bem nossos clientes. Viva a vida! Sem nossos clientes e vocês não teria conseguido tantas conquistas na minha vida profissional e pessoal. Um forte abraço para todos.
Beijos carinhosos,