Head Guitarra

Mais Alfredo

Origem e Família – Alfredo nasceu na vila de Anta, se­gundo distrito do município de Sapucaia, RJ, em 16 de setembro de 1950. Desde o nascimento carrega junto aos amigos e parentes mais chegados o carinhoso apelido de Lé. É casado com Nádia Lúcia Lages Assumpção desde 29 de junho de 1975. Ambos se dizem cansados de tanta felicidade (risos). Nádia é uma artista nata, mas dedica sua arte à família. Ela trabalha com cerâmica e trabalhos de pinturas em fiance para embelezar o lar Assumpção. O casal tem duas lindas filhas, Brena Lages Assump­ção, que é artista, formada em música, musicista, cantora e pro­fessora de sua profissão, com ênfase em piano, ukulele, violão e canto. E a Milla Lages Assumpção, formada em administração de empresas, mas que resolveu também ser artista. Ela pinta muros, papéis, paredes, desenha pra você, na sua casa e desenha pra gen­te, na rua. Além disso, toca surdo em blocos de carnaval e atua como professora de percussão para seu instrumento. Uma família toda voltada para a arte.

Base Acadêmica e Conceitual – Alfredo é economista pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, pós­-graduado em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fun­dação Getúlio Vargas, e Master of Arts em Gestão de Pessoas pela Pacific Western University. Acumula ainda diversos cursos, seminários e encontros sobre modelos de avaliação e desenvolvi­mento de líderes, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi por três anos discípulo da Escola de Auto Estudo do Grupo Gurdjieff de São Paulo, fonte de inspiração para sua humanização, com base em espiritualidade, para a prática do princípio “estar para servir” em ambientes corporativos e no planeta. Estudou música na “Music Center Núcleo Ensino Musical”, especializando-se em baixo eletrônico. Mais tarde tornou-se autodidata estudando samba, bossa nova e jazz em violão acústico. O suficiente para compor suas músicas, conforme ele mesmo diz.

Executivo, Conselheiro e Empresário – Foi o sócio­-fundador e CEO & Partner e Chairman & Partner do Grupo Fesap, empresa holding e sócia majoritária das empresas que ne­gociam através das marcas Fesa (Fesa Global Executive Search Transforming Leadership – Liderança Consciente e Transforma­dora), Asap (Asap Middle Management Executive Search) e Fesa Advisory (Human Capital Solutions). Com longa carreira em RH, Alfredo iniciou em 1970 como Apontador de Cartões de Ponto na Kibon (General Foods) onde evoluiu por Recrutamento&Seleção e Treinamento até a posição mais alta de Cargos e Salários. Ato seguinte foi ser Chefe de Administração de Salários na Cooperati­va Central dos Produtores de Leite Ltda. (CCPL). Concomitante­mente, coordenou dezenas de projetos de implantação de cargos e salários como free-lancer trabalhando pela Assessoria de Seleção Profissional (ASPRO). Alfredo foi ainda gerente e/ou diretor de Recursos Humanos na Reynolds Tobacco, na International Paint e no Chase Manhattan Bank. Foi sócio-gerente de empresas de dis­tribuição e de uma transportadora de bebidas em Miguel Pereira (RJ), além de sócio da Tasa AG, uma das maiores empresas globais de recrutamento de executivos na época. Foi membro do Board da IIC Partners e da SIFE (Students In Free Enterprise) no Brasil.

Palestras e Exposição Internacional – Palestrou no Bra­sil e no exterior para mais de 25.000 executivos e empresários, com ênfase na construção e desenvolvimento de líderes do bem, va­lendo destacar Moscou, onde expôs suas ideias e as discutiu com 250 executivos representantes de empresas membros das Federa­ções Russa, Asiática e Europeia. Palestrou para plateias de até 1000 CEOs e outros C Levels pela American Chamber. Enquanto sócio da IIC Partners participou em eventos em todos os continentes do Globo, com participação ativa em exposições e definições de estratégias de negócios para o Grupo em todo o planeta.

Trabalho Voluntário e Associações de Classe – Foi membro do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF) e da União Brasileira de Escritores (UBE). Foi também membro mantenedor do projeto Reciclar (Instituto de Reciclagem do Ado­lescente). Foi membro da United Grand Lodge of England, onde teve oportunidade de desenvolver-se junto à essa irmandade vol­tada à retitude do ser humano, cuidando da sociedade, da família e do trabalho com diversas contribuições e intervenções filantró­picas realizadas. Ajudou a implantar o capítulo da SIFE no Brasil.

Premiações – Em 22 de abril de 2008, foi indicado pela revista Business Week como um dos mais influentes headhunters do planeta. Em seguida, em 12 de setembro de 2008, recebeu a Co­menda Presidente Juscelino Kubitschek, agraciada pelo governo de Minas Gerais, em reconhecimento aos serviços de excepcional relevância que realizou para a sociedade. Com essa premiação, Alfredo é reconhecido por sua trajetória, por seu espírito empre­endedor e incansável na construção de um mercado de trabalho mais transparente, consciente e humano. Um caso raro em que altas doses de idealismo e de pragmatismo se misturam. Em 7 de março de 2012 recebeu o prêmio Eleanor H. Reynolds da As­sociation of Executive Search Consultant (AESC), em New York, por reconhe­cimento à sua contribuição para com a profissão de consultor em executive search e seu engajamento em trabalhos voluntários. Trata-se da primeira vez que um executivo brasileiro é premia­do com a honraria, criada em 1993. Em 13 de maio de 2012 foi agraciado com a Medalha Economista Paulo Camilo de Olivei­ra Penna, concedida pela Associação dos Economistas de Minas Gerais (ASSEMG) em reconhecimento pelo seu desempenho na atividade econômica. Dia 7 de dezembro de 2012 recebeu da Câ­mara Municipal do Município de Sapucaia (RJ), sua terra natal, a medalha Barão de Aparecida, principal honraria da cidade, por mérito, devido ao seu trabalho incansável em busca de uma me­lhor ambiência planetária e divulgação do nome do município.

Construtor de Ambientes Realizadores e Felizes – Alfre­do sempre se pautou por princípios de igualdade de oportunidades, diversidade de ideias, pessoas e opiniões e, principalmente, pelo re­conhecimento de desempenhos notáveis, capazes de transformar as empresas, o Brasil e o mundo. Sempre inspirador, seja em seus livros, palestras, artigos, entrevistas em Revistas ou Jornais, rádio ou TV, seja no con­vívio pessoal, Alfredo convoca-nos e desafia: somos os agentes da nossa felicidade; este é o caminho para a construção de um mundo melhor. Nos seus livros respirar e pulsar felicidade são quase uma constante. Se um poema ou outro merece uma reflexão qualquer de tristeza, a recuperação plena da alegria é encontrada num texto qualquer a seguir. Usa de toda sua veia poética e conhecimentos práticos de vida empresarial, como consultor ou executivo, ou ain­da através de sua arte, como músico, poeta ou compositor, para brindar os leitores com uma literatura de ensinamentos do bem viver, romanceada ou não, sempre escrita com muito ineditismo. Seu lado humano está presente em cada passagem que descreve. Por outro lado, jamais abandona seu pragmatismo sobre a arte de bem viver. Sabe que se todo ser humano contribuir, estando para servir na sua capacidade plena (intelectual e de experiência) a ambiência planetária só tem a ganhar. Nos seus livros, quando usa de personagens, são surpresas, quase vivas, de como se deve viver a vida, buscando o nosso melhor lado como um re­trato de seres que querem ser felizes. Alfredo é um caminho bonito, rumo à realização e à felicidade. Há que entendê-lo. A felicidade é o início da transformação. É o que tem tentado passar a todos os seus semelhantes. Seus livros são um retrato puro e cristalino deste ser humano simples que nunca nega suas raízes humildes, das quais migrou da vila de Anta, segundo distrito de Sapucaia (RJ), para continuar feliz e contagiar a outros com felicidade.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home